Devemos nutrir

“Devemos nutrir…”

Estes são exercícios que se fazem ainda mais necessários neste momento pelo qual estamos passando.

Ao ler este trecho escrito por Deepak Chopra, em seu livro “Você tem fome de que”, resolvi escrever essas reflexões, que podem ser levadas para nossas práticas diárias e, consequentemente, a ampliação da nossa autoconsciência, ou seja, de quem somos e do que somos capazes de realizar, aqui e agora, nas condições que nos encontramos.

Espero que tenham uma boa leitura e ótimas práticas!

Devemos nutrir:

🟢 O corpo com alimentos saudáveisnão só centenas de memes sobre como podemos terminar este período de quarentena apareceram, mas também muitos comentários e “preocupações” sobre a quantidade de comida e guloseimas que estão sendo consumidas neste período, até como uma forma inconsciente de recompensa por estarmos sendo ‘punidos’ com essa reclusão.

Que tal obtermos outro tipo de recompensa positiva? Aquela que vem posteriormente, e que sabemos ser melhor e mais efetiva?

Até podemos satisfazer desejos, e aliviar as tensões consumindo alimentos gostosos, mas geralmente partimos para os que têm grande quantidade de açúcar e gordura, o que certamente resultará em números elevados não só na balança, mas também nas medidas e também em colesterol, triglicérides, gordura no sangue, fígado, etc. Sem mencionar, o sentimento de “culpa e consciência pesada” logo em seguida ao exagero.

E com o acesso disponível à internet, às redes sociais, encontramos muitas informações e receitas de alimentos saudáveis e muito gostosos!

🟢 o coração com alegria, compaixão e amor – ação fundamental para a vida toda, e que hoje se torna imprescindível!

Que tal reforçarmos o que podemos e devemos fazer?

Estamos sim, vivendo momentos difíceis, e recebemos tantas notícias negativas, somos bombardeados na verdade com muitas delas. É fato!

É fato também que muitas coisas boas estão acontecendo, que muitas ações solidárias estão ocorrendo, que muitos profissionais estão se mobilizando para que o melhor seja feito. Há muitos humanos sendo humanos sim!

🟢 a mente com conhecimento – o que é diferente de somente ter acesso a informações. O conhecimento se torna efetivo quando se coloca a informação em prática, quando há ação!

Buscar fontes confiáveis para informações, para realizar um curso on-line, por exemplo, mesmo que seja gratuito, é muito importante.

🟢 o espírito com serenidade e consciência pessoal – um grande desafio, e o que fará com que possamos passar por esta e tantas outras adversidades que nos são apresentadas ao longo da vida.

Em relação a isso, podemos exercitar olhar para o próximo, seja levando uma palavra de esperança, seja fazendo o bem, mesmo com uma simples atitude, e que pode fazer uma grande diferença, não só para quem recebe, mas para quem realiza, que se sente com o coração mais leve e aquecido.

Ao fazermos isso, certamente teremos oportunidades para nos conhecermos mais e avaliarmos os caminhos apresentados, e fazermos boa escolhas.

Que possamos ressignificar e aprender com todas as pessoas e situações!

Por Juliana Pintor Furlanetto
Psicóloga, pedagoga e psicanalista.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Leia também:
Bem-estar

O que podemos controlar?

Há situações que não estão sob o nosso controle. Por outro lado, há algumas que podemos nos atentar e controlar, mesmo que seja com atitudes simples. Podemos, por exemplo, ser gratos pelo que já temos, somos e conquistamos. Aliás, as conquistas, mesmo que consideradas pequenas, devem ser celebradas. E isso podemos fazer. Como passamos nosso

Leia mais >
Comportamento

Desenvolvendo a autonomia

No podcast a seguir falo sobre como desenvolver a autonomia. Falo sobre crianças, adolescentes e adultos. É importante organização, planejamento, orientação e avaliação. O respeito e paciência ao ritmo da pessoa que está aprendendo a desenvolver sua autonomia é fundamental, para que ela aprenda a observar e aprender com a atividade realizada. Falo também sobre

Leia mais >
Comportamento

Soft Skills

“Soft Skills” são as habilidades relacionadas a nossos comportamentos. Diferente das “hard skills”, que são nossas habilidades relacionadas a conhecimentos técnicos. Atualmente, observamos que muitos profissionais possuem um ótimo currículo, com muitos cursos, idiomas, formações e graduações, ou seja, um grande conhecimento técnico. E apesar de um currículo, muitas vezes, considerado invejável, o indivíduo não

Leia mais >